
_edited.png)
As Casas Astrológicas e o Caminhar Evolutivo

Cada casa astrológica abriga os assuntos relacionados a uma área da vida. São 12 casas astrológicas que correspondem a 12 diferentes áreas da nossa vida. Desenvolver e aprimorar estas áreas significa percorrer uma jornada em direção à nossa evolução. Para cada pessoa, as casas astrológicas estarão associadas à signos diferentes. Isso é calculado a partir do mapa astral natal. O signo cortado pela cúspide que marca o início da casa astrológica no seu mapa astral determina a energia disponível para vivenciar, aprimorar e desenvolver a área da vida em questão. Estude este signo. Observe de que maneira você está vibrando a energia deste signo, se de forma reprimida, exagerada ou equilibrada. O objetivo é sempre aprender a lição de cada signo e adquirir o seu poder, o que te levará a desenvolver a área da vida em questão. E o motivo que pode estar prejudicando determinada área da sua vida é justamente a forma como está expressando o signo correspondente à ela. Ao estudar e compreender o objetivo de aprendizado de cada casa astrológica, terá mais recursos para avançar no seu aprimoramento pessoal.
Casa 1
Eu sou - Identidade - Ascendente
A casa 1 está relacionada à afirmação da nossa individualidade. É a nossa identidade, a nossa personalidade, o personagem que viemos experienciar para viver a vida atual. Traz a nossa forma, o nosso jeito único e original de ser e agir. Corresponde ao que viemos nos tornar, ao que viemos aprender a ser para percorrermos todo o caminho das 12 casas astrológicas. É o nosso propósito pessoal e está relacionada à nossa missão divina. Aprender a expressar a energia do nosso signo ascendente (casa 1) tem conexão direta com a realização da nossa missão de vida. Por isso, entender o poder deste signo é uma das peças do nosso quebra-cabeças pessoal para descobrir o que viemos realizar nesta existência. Viemos realizar algo que precisa ser feito por alguém que expresse o poder deste signo. Assim, para que a sua casa 1 funcione de maneira harmônica e equilibrada, aprenda a lição do seu signo ascendente e desenvolva o seu poder. Expresse esse poder. Observe que, enquanto estiver expressando a energia deste signo por meio de suas vibrações mais baixas, ainda não terá uma casa 1 funcionando adequadamente... ainda não entrará no fluxo divino e permanecerá vivenciando lições para melhorar este aprendizado. Isso vale para todas as casas, cada uma com a sua respectiva área.
Casa 2
Eu agrego matéria - Vida material
A casa 2 é a casa do "Eu tenho", também relacionada à nossa vida financeira. Desenvolver e aprimorar a energia deste signo é o caminho para conquistarmos a capacidade de ter tudo aquilo que precisamos, a capacidade de agregar matéria em nossas vidas. A primeira coisa que temos, em termos de matéria, é o nosso corpo físico. Depois disso temos os frutos do nosso trabalho, como o poder aquisitivo e os bens que adquirimos. Assim, a casa 2 fala da relação que temos com o nosso corpo físico. Aprender o poder deste signo te fará aprimorar o seu corpo, agregando matéria a ele, para que ele cresça e se desenvolva de forma funcional e saudável. Em termos financeiros, o signo desta casa traz um dom natural que temos, um talento ainda em estado bruto, que nos torna valiosos. Desenvolver este signo significa desenvolver este talento, que nos agregará um valor material, de forma a atrair o dinheiro, atrair a matéria que necessitamos para viver.
Casa 3
Eu interajo socialmente - Vida social
A casa 3 fala da nossa vida social. Como anda a sua capacidade de interagir socialmente? Como anda a sua capacidade de troca intelectual, de comunicação, de se expressar através da comunicação e levar suas ideias, conhecimentos e opiniões para o mundo? E como você absorve mais conhecimento através desta troca? Está aberto a novas formas de ver o mundo? Para que estas questões funcionem adequadamente em sua vida, precisa aprender a lição do signo da casa 3 e desenvolver o poder que ele tem. Distorções na expressão deste signo podem te levar a vivenciar dificuldades na sua vida social.
Casa 4
Eu aprendo a sentir - Bases emocionais
A casa 4 fala das nossas bases emocionais. Essas bases são formadas na infância. Por isso, nesta casa encontram-se as nossas relações emocionais com a família, com os pais ou cuidadores e com todas as pessoas do nosso círculo mais íntimo, da nossa casa mesmo. As coisas que vivemos na infância determinam a nossa forma de sentir para o resto da vida. Observe o signo da casa 4 e perceba que a sua forma de expressá-lo foi formada na infância, com o propósito de te trazer segurança emocional. Ou seja, você expressa este signo assim, pois isto te faz sentir seguro emocionalmente. Procure por formas exageradas ou reprimidas na expressão deste signo... e entenda que isto se deve a feridas emocionais e experiências traumáticas do passado. Ao curar esta ferida, passamos a expressar este signo de forma mais elevada, o que indica que conseguimos fortalecer as nossas bases emocionais, cumprindo a cura e o aprendizado da casa 4. Esta cura é ponto chave para qualquer mapa astral e corresponde a um significativo ponto de virada e transformação na vida, desbloqueando o fluxo da nossa energia e nos fazendo fluir.
Casa 5
Eu me expresso criativamente - Conexão interior
Esta casa é popularmente conhecida como uma casa de diversão e prazer e de criatividade. Mas, de uma maneira mais profunda, podemos entende-la como uma casa de conexão interior. E isto vem do fato de que, quando estamos conectados com a gente mesmo, priorizamos as coisas que nos fazem bem, que nos divertem, que nos dão prazer. Quando é que você faz algo com o coração, apenas por diversão? Isso é conexão interior, presença de espírito, agir puramente pelo espírito. E é a partir dessa conexão conosco, ou seja, dessa conexão com o nosso espírito, que somos capazes de criar. O simples fato de nós existirmos e fazermos o que vem do nosso coração é uma criação divina. Observe a sua casa 5 para entender como anda a sua conexão interior. Precisamos trabalhar o signo da casa 5, aprender a sua lição e expressá-lo de maneira equilibrada para conseguirmos alcançar uma profunda conexão com a nossa verdadeira essência. Muitas vezes isso pode não ser tão simples e exigir certo esforço de nossa parte. Precisamos sair da zona de conforto para conquistar e expressar o poder deste signo. Mas é através dele que nutrimos essa conexão interior e nos tornamos seguros e autoconfiantes para expressar a nossa espontaneidade. Neste ponto podemos dizer que a casa 5 começa a funcionar, ativando a nossa expressão criativa e capacidade de brilhar e inspirar aos demais.
Casa 6
Eu pratico e me aperfeiçoo - Rotina, hábitos e saúde
A casa 6 é uma casa natural do elemento terra, cuja função é concentrar a energia de expressão da casa 5 para trazer funcionalidade na vida prática. Isto é feito através da lapidação, do aprimoramento de si na prática do dia-a-dia. Por isso essa casa fala da organização da rotina, dos nossos hábitos. É conhecida como a casa da saúde e do trabalho. A saúde é adquirida a partir da maneira como nós servimos à nós mesmos, nos alimentando, nos exercitando, dormindo adequadamente, etc. E o trabalho é o nosso servir aos outros. A casa 2, a casa 6 e a casa 10 falam do trabalho, mas de maneira diferente. A casa 6 se refere à rotina do trabalho, ao aperfeiçoamento dele. É através da prática de todo dia que adaptamos o nosso servir e fazemos as alterações necessárias para que ele funcione. Assim, essa casa fala do nosso aperfeiçoamento pessoal e de fazer a diferença na vida das pessoas, trazendo algo de útil para elas. O signo desta casa mostra a energia que você veio praticar e aperfeiçoar em si para servir ao outro e contribuir na vida dele. É através desta energia que você vai dar utilidade prática para a obra da sua criação.
Casa 7
Eu interajo com o outro - Divisão de tarefas nas relações interpessoais
A casa 7 é uma casa natural do elemento ar, relacionado às nossas interações com o outro através da mente para dar e receber atitudes, trocar, compartilhar ações. O objetivo desta casa é aprender a equilibrar e harmonizar a interação com o outro. Entram aqui as relações de trabalho, de casamento e com familiares que envolvam divisão de tarefas, acordos e contratos. Esta casa não está funcionando de maneira harmoniosa quando não sabemos dividir as tarefas equilibradamente. Isso ocorre sempre que tem uma das partes fazendo mais do que a outra ou uma das partes se tornando dependente da outra. O signo desta casa fala da energia que você precisa desenvolver para equilibrar sua maneira de interagir com o outro. Algumas pessoas tem uma expressão reprimida deste signo e por isso admiram pessoas que tenham uma forte expressão desta energia. Isso a faz buscar parceiros com características deste signo.
Casa 8
Eu me envolvo emocionalmente com o outro, eu me transformo -Relacionamentos, cura e transformação
A casa 8 é uma casa natural do elemento água, uma casa da alma, do sentir, relativa às nossas relações emocionais com o outro, através das quais criamos vínculo, intimidade, união. Diz respeito aos relacionamentos do ponto de vista sentimental. Aqui aprofundamos as relações que foram estabelecidas na casa 7. O objetivo da casa 8 é aprender a nos relacionar amorosamente com o outro de forma profunda, é aprender a amar e ser amado, mas sem se perder de si. Por conta disso, à casa 8 também estão relacionados nossos processos de transformação mais profundos. São os processos de morte e renascimento, que ocorrem a partir das nossas relações, a partir dos sentimentos despertados em nossas relações com o outro, sejam eles, namorados, parentes, amigos ou desafetos. Sempre que experienciamos sentimentos desagradáveis nestas relações, é porque temos algo para curar em nossa alma. Temos feridas em nossa alma. E as relações trazem estas feridas, pois somos espelhos uns dos outros. É por meio do espelhamento promovido pelo outro que podemos enxergar o que precisa ser transformado em nós. Assim, assuntos como os relacionamentos afetivos, o sexo, o amor, a união de bens e o dinheiro do outro fazem parte dessa casa. Além disso, temas como aprender a desapegar e a soltar também. O objetivo é estar com o outro de forma profunda sim, mas sem apego, sem controle, sem possessividade. O signo desta casa mostra uma energia que precisamos aprender para desenvolvermos a saúde e fluidez nos relacionamentos. Vibrar a luz deste signo é o caminho para libertar a nossa alma de medos e apegos, contribuindo para que possamos nos permitir sentir e nos envolver emocionalmente de forma verdadeira, profunda e leve. Ao mesmo tempo, observe que suas relações passam por dificuldades sempre que expressa a energia deste signo de forma distorcida, pois são os medos e traumas da alma que distorcem a expressão desta energia. Precisamos curar nossa alma para que ela se sinta livre para amar novamente. E ao curarmos a nossa alma, aprendemos a lição deste signo.
Casa 9
Eu aprofundo o meu conhecimento - Expansão de consciência
Na casa 9 nós aprofundamos o nosso conhecimento em algo, nós nos tornamos mais sábios em determinado assunto, através das experiências que vivemos. Isto faz de nós mestres professores, alguém que pode difundir esse conhecimento, pois viveu na prática as experiências necessárias para o aprendizado. Assim, a casa 9 está relacionada a todas as formas de expansão de consciência, como os estudos superiores, as universidades, as grandes viagens, a filosofia, a metafísica, as religiões, etc. O signo da casa 9 mostra o tema em que iremos adquirir mais experiência e sabedoria ao longo da nossa vida. É como se a nossa vida fosse sobre fazer um curso de graduação acerca do signo da casa 9. Vamos entender mais profundamente a energia deste signo, através das experiências que teremos ao longo da vida.
Casa 10
Eu construo a sociedade - Carreira
Esta casa é chamada de meio do céu ou de meio-dia, pois é o ponto máximo que o sol alcança no céu, quando ele emana todo o seu potencial de luz. Assim, quando desenvolvemos esta casa e conseguimos expressar a energia deste signo, atingimos o nosso máximo potencial de desenvolvimento e cumprimos aquilo que nascemos para fazer. A nossa jornada não termina aqui, pois ainda existem duas casas a percorrer, mas, chegar aqui significa chegar ao cume da montanha, agora só falta descer e retornar para onde viemos. A casa 10 traz a energia que temos disponível para expressar através da nossa vida pública. É a nossa carreira. É desta maneira que seremos reconhecidos pela sociedade. É a casa onde damos frutos, onde devolvemos para o meio a energia que utilizamos para nos desenvolver. Este signo traz a nossa maestria. É quando nos tornamos referência em um assunto, somos autoridade neste assunto, no caso, nesta energia. O que ocorre é que, por conta de toda a nossa jornada até aqui, se tivermos aprendido todas as lições do caminho, teremos desenvolvido em nós a energia deste signo. Será algo bem integrado em nós e o qual levaremos para a sociedade. Será a nossa maneira de contribuir com a construção da sociedade, na prática.
Casa 11
Eu me integro socialmente - Participação social
A casa 11 é uma casa natural do elemento ar, relacionado às nossas interações com o outro através da mente para formar grupos, redes, para nos integrarmos, fazermos amigos, participarmos da coletividade. O objetivo é se conscientizar de como as outras pessoas estão atuando ou sendo impactadas pelo sistema. A maneira como construímos a sociedade está funcionando para o bem comum? Ao nos integrarmos, percebemos quais são as necessidades dos outros. Vemos como o sistema funciona, para além das nossas questões particulares. Temos a oportunidade de perceber que o bem de um está ligado ao bem do outro, que somos uma rede e um interfere no outro. Por isso, a casa 11 está ligada à coletividade, às causas humanitárias, ao ativismo, à libertação da sociedade, à inovação, revolução rumo ao desenvolvimento e evolução do coletivo.
Casa 12
Eu transcendo - Espiritualidade e reconexão com a Fonte
A casa 12 é uma casa natural do elemento água, referente à necessidade de reconexão com a nossa espiritualidade. O objetivo é reaprender o amor incondicional, reaprender a amar a todos e a tudo, de forma incondicional. Esse é o caminho para nos reconectarmos com a Fonte Criadora. Assim, a casa 12 é sentir o que o outro sente, é empatia, compaixão, é trocar sentimentos com todos, é se relacionar para transcender. Práticas de interiorização, meditativas ou de conexão com a natureza contribuem para desenvolver esta área da vida. Além disso, a casa 12 traz o motivo da sua encarnação atual. O signo desta casa mostra uma energia que foi mal trabalhada em vidas passadas e que deixou sequelas na alma, como traumas, dores, rancores ou feridas emocionais. Tais questões são responsáveis por nos afastar da frequência do amor incondicional. Por isso, precisaremos curar a energia deste signo, através da jornada das 12 casas. Assim, a casa 12 pode ser entendida como o ponto de partida e também a linha de chegada, de modo que, quando conseguir integrar em si a energia deste signo terá cumprido o propósito da sua atual encarnação.