Capricórnio é um signo do elemento terra e da modalidade cardinal. Todo signo de elemento terra está ligado à nossa vida concreta e material. Está ligado a construir a nossa vida na matéria, a torná-la real e trazer os planos para a manifestação.
Sendo da modalidade cardinal, em capricórnio formamos o nosso jeito de manifestar. Construímos as bases que fundam o nosso sistema.
E essa construção do nosso sistema, do nosso modo de viver em sociedade, ocorre dentro da nossa carreira, ou seja, dentro da nossa forma de contribuir para que a grande casa, que é a sociedade, funcione, a fim de manter a vida e o bem-estar das pessoas.
O propósito de capricórnio é materializar o céu na Terra. É construir uma sociedade de acordo com a filosofia de vida e sabedoria adquirida em sagitário. Os signos de terra concentram a energia dispersa e expandida dos signos de fogo para materializar algo. Assim, sagitário explora o mundo em que vivemos, adquire sabedoria e forma a sua filosofia de vida. E capricórnio materializa esta filosofia de vida na nossa forma de viver em sociedade. Sagitário é a nossa universidade e capricórnio é a nossa carreira, onde aplicamos os conhecimentos adquiridos para fazer a vida funcionar.
Capricórnio é o décimo signo do zodíaco. Ele contém em si o aprendizado dos 9 signos anteriores. Alcançou a maturidade espiritual e a responsabilidade com a vida. Ele ó o meio do céu na mandala astrológica, o que significa que ele corresponde ao brilho máximo do sol ao meio-dia, ou seja, ele é o ápice da manifestação do plano divino na Terra. Por isso ele traz o propósito de manifestar o céu na Terra, ou seja, manifestar uma sociedade que saiba equilibrar as necessidades individuais com as necessidades do outro, tanto do ponto de vista material como emocional. Uma sociedade que saiba construir de maneira sólida e profunda cada ser com a sua própria individualidade, para então construir a igualdade e o compartilhamento.
Assim, capricórnio traz a energia da maturidade e responsabilidade. Ele leva a vida à sério e se responsabiliza pela parte que lhe cabe para fazer a roda girar e manter essa vida.
Fazer a roda girar é o seu objetivo. Na vida prática podemos entender isso como, por exemplo, montar um restaurante. É a nossa forma de contribuir com o funcionamento da sociedade, através do nosso trabalho. O nosso trabalho é algo útil, tanto para a sociedade, que precisa do nosso serviço, quanto para nós mesmos, pois é a nossa fonte de sustento financeiro. É dessa forma que funciona o sistema que criamos.
Então, capricórnio é aquele que tem um foco, um objetivo, que neste exemplo é o de abrir um restaurante. Capricórnio é aquele que realiza o seu objetivo, pois ele tem o dom de planejar, gerenciar e uma alta dose de disciplina. Ele tem paciência e perseverança e vai permanecer na empreitada até alcançá-la. Ele é realista e possui dedicação constante. Capricórnio não faz nada à toa, não gosta de perder tempo, e tudo o que ele faz irá contribuir para que ele avance e alcance o seu objetivo. Por isso capricórnio realiza, ele materializa o que se propôs a fazer. Pois ele não faz apenas por si, ele faz porque entende a importância disso para manter a própria vida e a do coletivo.
Então capricórnio veio nos fazer amadurecer e nos ensinar a sermos responsáveis, ou seja, nos responsabilizamos pela nossa parte para manter a vida de todos. Se eu não falto ao meu trabalho é porque sei que isso não prejudicará só a mim... isso vai prejudicar a vida de outras pessoas também. Em capricórnio nós nos comprometemos com o funcionamento da sociedade.
Capricórnio é líder. Ele sabe o que fazer e não gosta que lhe digam como devem ser as coisas. Provavelmente ele não irá obedecer e fará do próprio jeito. E “ai de quem!” o fizer perder tempo. Ele não gosta disso.
Como sabem, todos os signos possuem o seu lado luz e sombra. Assim, quando não conseguimos equilibrar a energia de capricórnio e a expressamos de forma distorcida, podemos ou exagerar na responsabilidade e tornar a vida séria demais ou relutar em amadurecer e assumir compromissos. Dos dois modos não conseguiremos manifestar o céu na Terra, pois quando exageramos na dose, damos mais importância para o trabalho, para a vida prática, as obrigações, etc., e deixamos de lado nossa vida íntima e bem estar emocional. Podemos nos tornar ambiciosos demais, preocupados apenas em acumular riquezas. Nesse processo, podemos trancar nossas emoções e achar que tudo que se refere aos sentimentos não tem tanta importância. Isso gera uma vida sem ânimo, sem sentido e está longe de ser a manifestação do céu na Terra. Por outro lado, quando não nos responsabilizamos e vivemos fugindo das obrigações, não contribuímos com a construção da sociedade. Some-se a isso, ainda, os casos de pessoas que se consideram líderes, não aceitam receber ordens, mas que não amadureceram e não assumem realmente um compromisso. Neste caso, podem ter dificuldades de convivência diária, incluindo na realização de trabalhos em equipe, pois seguem dando ordens e tentando controlar o grupo de forma injusta. Acham que o pouco que fazem é muito e sobrecarregam os demais. Entendam que todos os signos querem nos ensinar algo e, quando conseguimos aprender, passamos a expressar a sua energia através da luz. E, para aprender a sua lição, faz parte do processo vivenciar os seus lados sombra, ou seja, as suas expressões de forma exagerada ou reprimida. Precisamos experimentar tudo dentro de cada energia antes de sermos mestres em expressar sua luz. Agora procure onde está capricórnio dentro do seu mapa astral. Em qual área da vida ele se manifesta pra você? Tem planetas neste signo? A partir disso, observe como anda a sua expressão dele e como pode buscar aprender sua lição. Beijo Grandeee!

A imagem é da incrível artista Annie Tarasova (@dreamy_moons)
Comments