top of page

Peixes e a compaixão universal

Peixes é um signo do elemento água, ligado aos nossos sentimentos em relação a todos e a tudo. Peixes nos ensina o amor incondicional e universal. Nos ensina a compreender o outro através da experiência de se colocar no lugar dele e sentir o que ele sente. Assim, peixes é pura sensibilidade, amor, empatia e compaixão. É altruísta e costuma ajudar os outros, colocando as necessidades alheias acima das próprias. Peixes enxerga o mundo através dos “olhos” do coração, por isso tem uma capacidade de ver uma realidade mais bela que os demais signos. Ele enxerga a luz que existe dentro de cada um... mesmo naquelas pessoas que são especialistas em esconder a própria luz, inclusive de si mesmas, através de atos desarmônicos. Ou seja, peixes enxerga o amor até onde ninguém mais vê... e por isso é capaz de perdoar e amar incondicionalmente. O mais lindo arquétipo de peixes é Jesus Cristo e a mensagem que ele nos deixou: “Amai-vos uns aos outros”. Porém, todos os signos possuem o seu lado luz e seu lado sombra. Dessa forma, antes que a gente aprenda a expressar cada um deles de maneira equilibrada, passamos por etapas de experienciar os exageros e distorções dentro de cada energia. Assim, observe como anda a sua expressão do signo de peixes. Até mesmo a compaixão, quando em exagero, pode ser prejudicial. Vou dar exemplos: É muito comum que pessoas que tem o signo de peixes forte no mapa astral, como no sol, ascendente ou lua, tendam a atrair relações abusivas. Isso não é regra... e depende de vários aspectos dentro do mapa astral... Mas percebam que enxergar a luz onde ninguém mais vê é um dom... e esse dom é muito importante para tocar o coração daquelas pessoas difíceis de serem amadas, como as abusadoras. Só peixes consegue amar aquele que ninguém mais ama.

Porém, aí mora um perigo muito grande! Como eu disse antes, peixes é sensibilidade à flor da pele... e junto com isso, peixes é romântico, puro e sonhador. São atributos divinos e que pertencem ao mundo dos céus... ao mundo de onde viemos e para onde voltaremos. Peixes é um melhorador de realidades e quer trazer o céu para a Terra. E sabe o que acontece quando nos perdemos dentro dessa energia pisciana? Negamos essa realidade nua e crua do jeito que ela é aqui. Para um coração com sensibilidade apurada, dói demais sentir as distorções de sentimentos que existem na Terra. E aí, peixes pode seguir negando a realidade para não entrar na energia do medo... ou pode sentir muito medo quando se depara com sentimentos atormentados e desequilibrados. Então, o que acontece é que peixes nega a realidade e não enxerga de forma clara a maldade de um abusador, por exemplo. Pode ficar dentro de uma relação abusiva e permanecer justificando e compreendendo atitudes nocivas do abusador. Neste caso, peixes aceita atitudes que são inaceitáveis, pois compreende excessivamente os motivos que levaram o abusador a agir assim. Percebem como isso é nocivo? Leva tempo para peixes perceber que o abusador é doente e até perigoso... e que agir de modo conivente com ele só prejudica a si e ao próprio abusador. Sabe por que prejudica? Porque um abusador é imaturo espiritualmente, é inconsequente, não tem consciência dos seus atos e age de modo a machucar quem está por perto. Agir conivente com ele só vai contribuir para que ele continue fazendo mal aos outros e a si. Quando aceitamos a realidade e enxergamos que ele é doente e inconsciente, agimos para dar um basta nisso. E dar um basta nesta situação é o melhor que podemos fazer por nós e por ele, inclusive! Então, aprender a ter empatia e compaixão não é ser compreensivo com situações inaceitáveis, entende?

Gente, os desequilíbrios da energia pisciana são perigosos! Se por um lado, o excesso de empatia e compreensão podem levar a viver relações abusivas, por outro, quando a energia pisciana está em falta em uma pessoa, esta pode ter total falta de empatia... total falta de remorso quando machuca o outro. Uma pessoa que não sente empatia e remorso oferece perigo! Se um abusador age de maneira agressiva e não sente remorso por isso, ele pode agir contra a vida, a qualquer momento. Neste caso o abusador pode ter aspectos piscianos no mapa astral... mas tem a expressão deste signo bloqueada ou limitada. Utilizei um exemplo extremo aqui para explicar que existem muitas maneiras de expressar determinada energia e todas estas maneiras pertencem a este mesmo signo. Tanto o abusador como o abusado podem ser do signo de peixes, por exemplo. Por isso, quando uma pessoa não se identifica com determinado signo, é porque ela ainda precisa observar de que maneira expressa sua energia, se de maneira limitada, exagerada ou bloqueada... ou se de maneira equilibrada e de luz. Tudo isso é melhor compreendido dentro da análise do mapa astral. Beijo Grandeeeee!!!


A imagem é da incrível artista Annie Tarasova (@dreamy_moons)

Comments


Copyright © 2020 por Ludmila A. Pinheiro. Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução, no todo ou em parte, sob quaisquer meios existentes, sem a prévia autorização da autora.

Proudly created with Wix.com | Wallpaper Photo by Jess Vide from Pexels

bottom of page