top of page
pexels-jess-vide-4602224.jpg

Os Poderes dos 12 Signos

Você sabia que os 12 signos do zodíaco tem algo a nos ensinar? Cada um deles guarda uma lição que, após aprendida, nos possibilita conquistar um poder. A partir disso, entenda o propósito da vida como o de adquirir estes 12 poderes. Quando conseguir isso terá se formado na escola Planeta Terra.

Todos nós temos os 12 signos no mapa astral e vamos trabalhar cada um deles em diferentes áreas da vida. Os signos são como as matérias que viemos estudar. Tendo isto em mente, procure observar em si de que forma expressa a energia de cada signo. É comum expressarmos muitos signos de maneira distorcida. E perceber isso é o primeiro passo no caminho para aprender a lição do signo e desenvolver seu poder em nós. Busque entender como é expressar o signo de maneira harmoniosa. Tendo consciência disso, trabalhe em si, no seu processo de cura e reforma íntima. É isso que viemos fazer aqui, é para isso que vivemos. 

Áries - Eu faço

O que toma a iniciativa. O que é determinado e cria movimento.

Áries, como todos os signos do elemento fogo, contém em si a chama da vida, a motivação, algo que nos acende e nos faz ter vontade.  Neste caso, trata-se do fogo cardinal, aquele que traz a vontade de começar algo.

 

A energia de Áries pode ser entendida como algo que nos impulsiona a tomar uma decisão... é quando decidimos para onde ir... é quando decidimos o que iremos fazer. É o poder da iniciativa.

 

Esta energia está presente a cada minuto em nossas vidas e é responsável pela criação do nosso futuro. A cada decisão, damos um passo e criamos um caminho de possibilidades derivadas deste passo.

 

Então Áries é responsável por liderar o caminho. É ele quem cria o caminho e leva os demais. Daí vem os seus atributos de ser corajoso, independente e autêntico.

 

Em desequilíbrio, esta energia pode estar reprimida na gente, nos deixando inseguros sobre o que fazer ou para onde ir. Ficamos em busca de outra pessoa que possa decidir isso por nós.

 

Ou ainda, esta energia pode estar em excesso, quando queremos ter sempre o poder de decisão e acabamos por impor aos outros as nossas vontades.

 

Em ambos os casos, a raiva, a frustração e a agressividade podem estar presentes.

 

Todos nós temos Áries em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba como está o seu poder de tomar as próprias decisões. Consegue ter iniciativa? E dá espaço para as iniciativas do outro?

 

Touro - Eu agradeço

O que sabe apreciar e valorizar. O que gosta de estar aqui. E por isso é grato e generoso.

Touro é um signo do elemento terra, ligado à matéria, a tudo que é concreto, real e manifestado. Neste caso trata-se da terra fixa, relacionada à nossa capacidade de construir e materializar.

 

A energia de touro pode ser entendida como algo que nos faz sentir fortes, capazes, habilidosos. É a consciência dos nossos talentos naturais. Percebemos que podemos construir... e entendemos que isto nos dá uma função no mundo.

 

Esta energia é responsável pela formação da nossa autoestima, através da conscientização do nosso valor. Descobrimos que somos valiosos, somos importantes para o mundo, pois temos um talento que é importante para as outras pessoas.

 

Todos nós precisamos nos sentir importantes, para além das questões do ego. Isso é genuíno e faz parte da consciência de que somos interdependentes. Somos uma rede e um precisa do outro para o todo funcionar.

 

Dentro desse contexto, aprendemos o valor das coisas, ou seja, o nosso valor, o valor do outro e o valor dos recursos materiais disponíveis e bens materiais que construímos. Quando aprendemos a valorizar, aprendemos a viver em equilíbrio dentro do sistema e alcançamos a abundância.

 

Quando reprimimos a expressão da energia de touro, podemos ter baixa autoestima, dificuldade para receber ou nos sentir desconfortáveis em ter dinheiro. Não conseguimos cobrar um valor justo pelo nosso trabalho, por exemplo. E não conseguimos desfrutar dos prazeres dos 5 sentidos.

 

Ao contrário, quando a energia de touro está em excesso, podemos ficar muito apegados a tudo que construímos, ter medo de mudanças e exagerar nos prazeres dos 5 sentidos, com compulsões por comida, consumo, sexo e luxo.

 

Todos nós temos touro em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba como está a sua estimativa de valor sobre si, sobre o outro e sobre os bens materiais. Já aprendeu a dar valor para o que realmente importa?

Para ler mais sobre touro, clica aqui.

Gêmeos - Eu interajo, eu socializo

O curioso pela informação. O que descobre, aprende e dissemina. O que transporta informação.

Gêmeos é um signo do elemento ar e, como tal, está ligado à nossa interação com as outras pessoas, através da mente e da comunicação. Neste caso trata-se do ar mutável, o qual nos faz mudar, crescer, expandir. Isso quer dizer que nós nos tornamos mais inteligentes à medida que trocamos informações com as outras pessoas.

 

A energia de gêmeos pode ser percebida através da curiosidade em ouvir o que o outro tem a dizer. Pode ser percebida através da sociabilidade, da vontade de falar e de ouvir, da vontade de aprender e ensinar... é a vontade de trocar com o outro aquilo que temos dentro do nosso universo particular e absorver o que o outro tem no universo dele.

 

Esta energia é responsável por nos abastecer de entusiasmo e alegria de viver... pois é através da troca que nossos aprendizados ganham sentido... é no compartilhar que a vida ganha graça.

 

E assim, como alunos de uma mesma escola, trocamos experiências e contribuímos para os aprendizados uns dos outros.

 

Quando reprimimos a expressão da energia de gêmeos, podemos nos tornar tímidos, antissociais, introvertidos. Isso não só bloqueia a nossa expressão natural de se manifestar, como reprime a nossa curiosidade em saber o que o outro pode nos trazer. E, dessa forma, a troca não acontece... e a gente deixa de aumentar a nossa inteligência e a do outro.

 

Ao contrário, quando temos uma expressão exagerada de gêmeos, podemos fazer um mal uso da comunicação, através de mentiras, fofocas e reclamações, por exemplo. Seria o excesso de curiosidade... mas uma curiosidade superficial, que não irá contribuir para que nos tornemos mais inteligentes também...

 

Todos nós temos gêmeos em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba como está a sua curiosidade... Ela te faz crescer ou diminuir?

 

Câncer - Eu cuido

O carinhoso, o afetuoso.

Câncer é um signo do elemento água, ligado aos nossos sentimentos. Neste caso trata-se da água cardinal, a qual forma a nossa base emocional. É aqui que aprendemos a sentir.

 

A energia de câncer pode ser percebida através da nutrição emocional... É uma energia nutridora, que quer dar amor. É como uma mãe, amorosa, sensível às necessidades de seu filho, que quer cuidar e proteger.

 

Perceba que essa energia nutridora e acolhedora da mãe é uma necessidade básica que todos possuímos. Precisamos desse lugar onde podemos relaxar e descansar, pois sabemos que estamos seguros, ao lado de alguém que nos ama incondicionalmente.

 

E aí é que tá o X da questão! Câncer quer nos ensinar a ser a nossa própria mãe! Só nós mesmos podemos suprir as nossas necessidades emocionais de amor, cuidado, carinho e atenção. Não podemos terceirizar algo tão importante como ser a fonte do nosso bem estar emocional.

 

Quando reprimimos a energia de câncer, nos tornamos eternos “filhos”. Ficamos ansiando por alguém que possa nos dar a segurança emocional que necessitamos. Isso pode fazer com que a gente se sinta vítima em todas as situações... e nos levar a fazer um drama para chamar a atenção. A falta de câncer leva à carência e fragilidade emocional.

 

Ao contrário, quando temos uma expressão exagerada de câncer, podemos nos tornar muito protetores do outro, achando que o outro precisa da gente para se sentir seguro. Neste caso, observe se consegue deixar o outro encontrar a própria força e capacidade de ser independente... pois o excesso de proteção pode fragilizar o outro.

 

Todos nós temos câncer em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba onde está a sua segurança emocional. Ela vem da atenção que você dá a si mesmo ou depende da atenção do outro?

 

 

Leão - Eu quero ser, eu me expresso

O autêntico, o espontâneo. O que deixa brilhar a sua luz.

Leão é um signo do elemento fogo e, como tal, contém em si a chama da vida, o combustível que nos acende e nos faz ter vontade. Neste caso, trata-se do fogo fixo, que traz a vontade de existir, de se expressar e ser visto.

 

Essa é uma vontade primordial do nosso espírito. Ele quer se expressar. E, como somos luz, nosso espírito quer brilhar e iluminar.

 

Então leão quer que a gente aprenda a deixar a nossa luz brilhar. E isso acontece sempre que somos espontâneos... A espontaneidade surge quando temos uma conexão forte com a nossa essência... E a espontaneidade é apaixonante, é cativante, ela é luz, que brilha e inspira aos demais.

 

Precisamos aprender a enxergar a nossa própria luz... Isso é um processo lindo de descobertas... O qual nos leva a nos apaixonarmos verdadeiramente por nós mesmos. E aí nasce uma genuína admiração por nós mesmos e, consequentemente, o amor-próprio e a autoconfiança.

 

Enquanto isso não acontece, podemos expressar a energia de leão de forma reprimida. Como quando não queremos ser vistos... não nos sentimos a vontade em brilhar... preferimos ofuscar a nossa luz. E isso desequilibra o sistema, pois bloqueamos o nosso espírito de se manifestar e ainda impedimos que outras pessoas possam ser iluminadas por nossa luz.

 

Ou ainda, podemos querer ser vistos mais que os outros. É como precisar brilhar mais para se sentir seguro. Isso também bloqueia a espontaneidade e diminui a função de brilhar e inspirar... pois a expressão fica forçada para parecer ser o que não é...

 

Todos nós temos leão em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba como está a sua vontade de ser visto. Ela liberta ou aprisiona a sua espontaneidade? 

Para ler mais sobre leão, clica aqui.

 

Virgem - Eu aperfeiçoo

O que analisa e aprimora. O que purifica a colheita.

Virgem é um signo do elemento terra, ligado à matéria, a tudo que é concreto, real e manifestado. Neste caso trata-se da terra mutável, que nos faz mudar, crescer e expandir, através da prática e do aprimoramento diário.

 

Podemos entender a energia de virgem como uma vontade de praticar, de repetir, de fazer mil vezes, em busca de aprimorar o nosso talento e o produto da nossa construção.

 

Então virgem nos faz ser trabalhadores meticulosos, detalhistas. Nos faz ser dedicados, pois realizamos o nosso trabalho com amor e queremos fazer o melhor possível. Virgem nos faz ser organizados, sistemáticos e extremamente práticos. Criamos métodos, colocamos em prática, observamos com critério, para ver o que funciona, o que faz sentido, o que é útil. A partir disso, cortamos o que não é necessário, fazemos alterações, nos adaptamos. E assim vamos mudando, nos lapidando, nos aperfeiçoando. E assim vamos aperfeiçoando as coisas ao nosso redor.

 

Quando reprimimos a expressão da energia de virgem, podemos fazer as coisas de forma desatenta, com desleixo, descuido e displicência. Isso vem de uma desconexão com a gente mesmo e falta de amor pelo que estamos fazendo. E o resultado é que não iremos conseguir nos aprimorar. Vamos ficar estagnados.

 

Ao contrário, quando temos uma expressão exagerada de virgem, podemos nos tornar demasiadamente críticos e perfeccionistas. E aí entramos naquele lugar de nunca nos acharmos bons o suficiente... nos cobramos demais... demoramos a pôr em prática porque achamos que não estamos prontos. É um medo terrível de errar! Necessidade de controle... Só que errar faz parte do processo de aprender e evoluir! Quem não se permite errar também acaba ficando estagnado.

 

Todos nós temos virgem em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba como está a sua vontade de ser melhor a cada dia. Ela te faz avançar ou estagnar?

Para ler mais sobre virgem, clica aqui.

Libra - Eu confio no outro, eu concilio

O que forma parcerias. O que soma e harmoniza. O que equilibra.

Libra é um signo do elemento ar, ligado à nossa interação com as outras pessoas, através da mente. Neste caso trata-se do ar cardinal, no qual formamos o nosso jeito de conviver com o outro e fazer parcerias.

 

Entenda parceria como qualquer relação de colaboração que visa um objetivo comum. A base de toda união está em nós termos um mesmo propósito. Esse é o ingrediente essencial para que sejamos confiáveis. Se você sabe que o nosso propósito é importante pra mim, terá confiança que eu estarei ao seu lado para construí-lo.

 

Assim, em libra fazemos parcerias. Somamos forças para multiplicar resultados. Juntos podemos ir além! E mais do que isso: Agora, as minhas ações passam a contribuir com a vida de outra pessoa. Isso traz um novo sentido à minha vida.

 

Como agimos quando conquistamos o poder de libra e aprendemos a fazer parcerias? Somos gentis, diplomáticos, ouvimos o que o outro tem a dizer e buscamos um ponto de equilíbrio entre minhas necessidades e as do outro. Por isso, libra traz uma energia de conciliação, de leveza, de ponderação, justiça e harmonia.

 

Em desequilíbrio, esta energia pode estar reprimida na gente, nos deixando inseguros sobre as parcerias. É como ter um receio de que o outro possa nos deixar na mão. E aí não nos abrimos verdadeiramente para a união e preferimos manter a nossa independência preservada.

 

Ou ainda, esta energia pode estar em excesso, quando queremos ter sempre alguém ao nosso lado para dividir a vida. Ficamos dependentes do outro. Podemos, inclusive, nos deixar em segundo plano, quando fazemos concessões demais e temos dificuldade de dizer não.

 

Todos nós temos libra em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba como estão as suas parcerias. Ambos estão contribuindo igualmente para chegar em uma mesma direção?

Para ler mais sobre libra, clica aqui.

 

 

Escorpião - Eu me envolvo

O intenso. O que mergulha na experiência e a sente profundamente.

Escorpião é um signo do elemento água, ligado aos nossos sentimentos. Neste caso trata-se da água fixa, aonde aprofundamos o sentir. É aqui que aprendemos a nos envolver com o outro e com a vida. É aqui que aprendemos a amar.

 

O ato de se envolver com algo é como se misturar com esse algo... há um processo de fusão... e aquilo passa a fazer parte da gente. Assim criam-se os laços que nos conectam.

 

Tudo aquilo que eu amo faz parte de mim... está comigo e segue comigo sempre.

 

Tudo aquilo que eu amo é o que dá sentido à minha vida. Nós vivemos por tudo aquilo que amamos.

 

O grande desafio no caminho de aprender a amar é o apego. A vontade de segurar conosco o objeto do nosso amor nos faz desequilibrar a energia de escorpião. Pois passamos a ter medo do fim... É o medo das partidas. E a vibração do medo nos impede de acessar a vibração do amor.

 

Quem ama com medo, não ama de verdade. Está vivendo o sentimento do apego... O qual é turbulento e doloroso de sentir.

 

A solução para nos livrar do medo é compreender a impermanência da vida. E isso vem quando aprendemos a abençoar as partidas, pois sabemos que o fim não existe. Os laços são eternos e os movimentos que separam são os mesmos que unem mais à frente.

 

Em desequilíbrio, a energia de escorpião pode estar reprimida na gente. Isso acontece quando preferimos não nos envolver. Achamos que temos o controle da situação por não amar o outro.

 

Ou ainda, esta energia pode estar em excesso... como quando somos excessivamente intensos, levando à obsessão, ciúmes, possessividade e controle.

 

Todos nós temos escorpião em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba como expressa o seu amor. O seu coração te domina, é dominado por você ou é livre e leve para amar?

Para ler mais sobre escorpião, clica aqui.

Sagitário - Eu experimento

O aventureiro explorador. O que vai sempre além. O que expande.

Sagitário é um signo do elemento fogo e do ritmo mutável. Fogo é motivação. É o combustível que nos acende e nos faz ter vontade. E mutável é mudar, para crescer e expandir.

 

Então sagitário é ter vontade de ir, de explorar. Ele quer conhecer cada vez mais. É o aventureiro explorador. Sempre em busca de movimento, para acumular mais experiência. Ele joga a sua flecha e a persegue, rumo ao novo.

 

O objetivo de sagitário é promover a expansão da nossa consciência. Para isso, ele traz a chama do questionador filosófico. Isso quer dizer que existe um propósito em sua aventura. Ele explora a vida em busca de algo maior. Algo que o faça crescer e adquirir sabedoria. Algo que dê sentido à sua vida.

 

Em certa altura, sagitário acerta a sua flecha em uma coisa que o faz sentir profunda inspiração. Isto o faz seguir apaixonadamente nesta direção, para absorver tudo o que puder sobre este novo universo que se descortinou para ele.

 

Quanto mais ele anda, mais experiência obtém. E isso o faz transmitir seu conhecimento e contribuir com a expansão de consciência do coletivo.

 

Em desequilíbrio, podemos ficar com uma expressão reprimida de sagitário. Como quando perdemos o propósito maior dentro da nossa aventura e nos permitimos aos excessos nas experimentações. Acabamos por viver diversas experiências que não nos levam a lugar nenhum.

 

Ou ainda, podemos ficar com uma expressão exagerada deste signo, levando ao fanatismo, à arrogância intelectual e tendência a querer doutrinar o outro com as nossas filosofias de vida.

 

Todos nós temos sagitário em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba de que forma as suas experiências de vida contribuem para expandir a consciência do coletivo. Elas fazem os outros avançarem ou retrocederem?

Para ler mais sobre sagitário, clica aqui.

Capricórnio - Eu me comprometo, eu me responsabilizo

O trabalhador, o materializadorO que planeja e realiza.

Capricórnio é um signo do elemento terra e do ritmo cardinal. Terra está ligado a tudo que é concreto, real e manifestado. E cardinal é o início. Por isso, aqui formamos as bases que fundamentam o nosso modo de construir e materializar. E este modo é composto por alguns pilares.

 

Precisamos definir o que queremos construir. Em seguida planejar os passos para chegar lá e depois assumir um comprometimento com o processo.

 

Neste caminho certamente aparecerão dificuldades que colocarão à prova o nosso comprometimento. Ao aprendermos a lidar com estes desafios, nós amadurecemos. Assim, capricórnio nos ensina a amadurecer, a sermos responsáveis e levar à sério as ações necessárias para alcançar o nosso objetivo. Com o tempo vamos ganhando musculatura para superar as adversidades. E vamos ficando mais tolerantes e pacientes.

 

Quando conquistamos o poder de capricórnio, nos tornamos capazes de materializar grandes coisas, pois adquirimos as suas qualidades, de ser responsável, comprometido, focado e disciplinado.

 

Em desequilíbrio, esta energia pode estar reprimida na gente, como quando não conseguimos assumir compromissos. Não damos continuidade... procrastinamos... Achamos tudo pesado demais... difícil demais... Fazemos um pouquinho e já achamos que fizemos muito e que é o suficiente por hoje.

 

Ou ainda, esta energia pode estar em exagero, quando somos workaholic, nos exigindo um excesso de produtividade e não nos permitindo descansar. Fazemos muito e, mesmo assim, sempre achamos que ainda podemos fazer mais um pouco. Precisamos sentir que estamos tendo o máximo aproveitamento possível. E seguimos até a estafa.

 

Todos nós temos capricórnio em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba como está a sua maturidade e comprometimento. Você consegue dar o máximo de si de forma equilibrada e sustentável?

Para ler mais sobre capricórnio, clica aqui.

 

 

Aquário - Eu questiono

O que tem consciência de grupo. O que reflete e questionaO que liberta a sociedadeO que busca evolução conjunta.

Aquário é um signo do elemento ar e do ritmo fixo. Ar é interação com as outras pessoas através da mente. E fixo é firmar, fixar, manter, estabilizar. Em aquário nós nos integramos ao coletivo e participamos da sociedade.

 

Aquário possui um ímpeto questionador. É o questionador justiceiro. Ele se importa verdadeiramente com as pessoas e luta por seus ideais de igualdade, liberdade e coletividade. Ele questiona o modo em que vivemos e sente indignação quando algo está errado.

 

Aquário promove ações que causem impacto social. Ele usa sua inteligência a favor do coletivo, para educar, conscientizar e libertar o máximo número de pessoas possível.

 

A energia de aquário é responsável por trazer evolução. É uma energia revolucionária, que quer que a humanidade prospere, que o meio ambiente prospere e que todos tenham as mesmas condições para se desenvolver.

 

Em desequilíbrio, a energia de aquário pode estar reprimida na gente. Como quando perdemos a capacidade de nos indignar. Aceitamos o mundo como ele está. Deixamos de nos importar com as desigualdades... e acabamos nos acostumando a viver sob as rédeas do sistema.

 

Ou ainda, esta energia pode estar exacerbada na gente, quando nos tornamos excessivamente reativos. Atacamos para nos defender, pois nos sentimos injustiçados. E assim, acabamos por nos tornar injustos com o outro.

 

Todos nós temos aquário em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba como está a sua capacidade de se indignar com a injustiça, a desigualdade, a mentira e a manipulação. Você está conformada, é hiper reativa ou possui o ingrediente na medida certa que te leva a pensar em soluções para o bem de todos? 

Para ler mais sobre aquário, clica aqui.

 

Peixes - Eu imagino

O otimistaO sonhador. O que vê o lado bom das coisas.

Peixes é um signo do elemento água e do ritmo mutável. Água está relacionado aos nossos sentimentos e mutável é mudar, para crescer e expandir. Em peixes nós nos envolvemos emocionalmente com o coletivo e nos sensibilizamos com o que o outro está sentindo. Isso nos faz evoluir, através da colaboração e da união.

 

Perceba a energia de peixes através da empatia e da compaixão. É a capacidade de nos comovermos com as experiências dos outros. É o amor incondicional. E esta é a maior força que existe no universo. É uma força de fusão, que nos conecta e nos fortalece.

 

O amor incondicional é a base de funcionamento do universo. E cultivar o amor é cuidar do próximo. Não pode haver egoísmo.

 

A colaboração é ingrediente fundamental para que a humanidade prospere. Sem colaboração não existe complexidade. E nós somos um sistema complexo. Precisamos uns dos outros, cada um fazendo a sua parte, com o propósito do bem de todos.

 

Em desequilíbrio podemos expressar a energia de peixes de forma reprimida, como quando não sentimos empatia. Não vemos o outro. Neste caso nos tornamos indivíduos que funcionam apenas para si mesmos. E isso é uma anomalia. Isso degrada o sistema e ameaça a existência total.

 

Ou ainda, podemos expressar a energia de peixes de forma exagerada, como quando somos excessivamente compassivos e acabamos por nos tornar permissivos com situações de abuso.

 

Todos nós temos peixes em algum lugar do mapa astral. Observe-se! E perceba como está a sua capacidade de se comover com o que o outro está sentindo. Ela está contribuindo para cuidar tanto do seu bem-estar como do outro?

Para ler mais sobre peixes, clica aqui.

Copyright © 2020 por Ludmila A. Pinheiro. Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução, no todo ou em parte, sob quaisquer meios existentes, sem a prévia autorização da autora.

Proudly created with Wix.com | Wallpaper Photo by Jess Vide from Pexels

bottom of page